terça-feira, 10 de novembro de 2009


A Importancia do Ato de lêr -


Um dos maiores especialistas em leitura, Paulo Freire (2005), dedicado à educação de Jovens e Adultos e à formação de novos leitores, discute, em “A Importância do Ato de Ler”, a importância da formação de novos leitores que sejam criadores e autônomos em suas interpretações e capazes de guiarem-se na direção do seu interesse. O autor contraria, assim, a utopia de que leitura é uma simples decodificação de códigos e repetição de fonemas.
Em outras palavras, a leitura deve ser feita de forma concreta, ou seja, ter significado no mundo real e no do leitor, que deixará de ser objeto da leitura para tornar-se o sujeito ativo na construção do significado, seja ele de caráter explícito ou não. Para isso, devemos aprender a ler de maneira eficiente para que ambos - leitores/textos/autores interliguem-se em processos de leitura eficazes.
Uma leitura concreta, por sua vez, tende a ser uma análise crítica e interpretativa do ato de ler, compreensão esta que não se esgota na decodificação pura da palavra ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e alonga-se na previsão do que está sendo lido. Haja visto que, como disse Freire (2005, p.11), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário